Sim, qualquer pessoa pode ter depressão – em qualquer lugar do mundo, em qualquer cultura e em qualquer classe social, raça ou gênero.
Tem muita gente que acredita que a depressão não atinge todo mundo. Essa crença aparece quando as pessoas dizem que depressão é “frescura”. Mas, na verdade, a Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 5% da população mundial tenham depressão. Pode não parecer muito, mas analisando bem, 5% significa 300 milhões de pessoas!
Uma das coisas que faz as pessoas acharem que depressão não é uma doença é a variedade de formas que a depressão pode ter. Em alguns, a tristeza vai ser a parte mais forte. Em outros, o que mais aparece é um grande sentimento de raiva. Na adolescência, a raiva é, muitas vezes, o principal sinal de que alguma coisa não vai bem.
Prestar atenção quando os adolescentes mudam muito de humor e de comportamento é importante, porque quase metade das pessoas que vão ter depressão na vida sofrem com essa doença pela primeira vez quando são adolescentes. Além disso, quanto mais cedo a depressão for identificada, mais ajuda a pessoa vai ter.
→ Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization; 2017. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.